We Are Social Mashup #23

por Jéssica Lima em Notícias

Tumblr anuncia versão em português
A rede social anunciou os seus planos de lançar o Tumblr em português para aumentar o alcance na região. Nós somos a bola do momento!

Brasileiros se conectam mais na internet do que assistem TV
Um novo relatório da Forrester mostra que hoje a quantidade de brasileiros online chaga a 47% e que em 2016 esse número aumenta para 57%. Os brasileiros ultrapassaram a mídia tradicional e gastam em média 23,8 horas por semana usando a internet e apenas 6,2 horas assistindo TV.

Brasil pode assumir vice-liderança no Facebook
Segundo os dados do Socialbakers, o Brasil caminha para ocupar a segunda posição no ranking de usuários no Facebook, ficando apenas atrás dos EUA. Hoje o país ocupa a quarta posição com 42.1 milhões de usuários e está crescendo mais rápido que os concorrentes, ou seja, em breve o país será mais um destaque em outra rede social.

Facebook: a plataforma que está dominando o mundo
O eMarketer, portal que reúne dados, análises e insights do mercado de marketing digital, prevê que as redes sociais agregarão cerca de 1,43 bilhão de usuários em 2012, o que equivale a uma parte substancial da população mundial. Segundo a previsão, uma a cada cinco pessoas vão usar uma rede social este ano e o Facebook é uma das principais razões para isso. A plataforma expandiu-se rapidamente para a Índia, Indonésia e Brasil, que agora se juntam aos EUA e o México no top dos 5 países do Facebook:


Como mencionamos acima, se o Brasil manter o seu crescimento atual, ele pode facilmente saltar do quarto para o segundo lugar logo no próximo mês. Vale lembrar que o país já é líder do Orkut desde 2004.

O Facebook também está indo bem no Japão, onde o número de usuários dobrou nos últimos seis meses, atingindo a marca de 10 milhões de usuários ativos mensais.

Quem disse que os blogs estavam mortos? 
NM Incite, empresa ligada à Nielsen/McKinsey especializada em inteligência em mídias sociais, publicou uma pesquisa mostrando que o interesse do consumidor em blogs continua a crescer, sim. A pesquisa mostra que no final de 2011, foram registrados mais de 181 milhões de blogs. Cinco anos atrás, esse número era 36 milhões. Os dados refletem um crescimento de bloggers, sendo que 6,7 milhões deles publicam através de serviços de blogs, como Blogger, WordPress e Tumblr. A questão é, quem são esses blogueiros? Bem, metade têm entre 18-34 e a maioria são mulheres, mais de 2/3 são mães.

Anúncios de mídia social são hype
A ZenithOptimedia, do grupo Publicis, têm impulsionado suas previsões para os gastos globais em anúncios online para 4.5%, prevendo um gasto de 2,2 bilhões de libras em 2012. O aumento repentino foi revelado em uma revisão de suas previsões, que tinham atrelado os gastos de social media para 2012 em $1.33bn (£851m) em dezembro, mas agora prevê $3.42bn ($ 2,2 bilhões), parcialmente devido a US$ 1 bilhão (£640m) de displays sendo recategorizados como meios de comunicação social, e em parte devido ao meio de crescimento mais rápido do que se pensava anteriormente. Jonathan Barnard, chefe de previsão em ZenithOptimedia, declarou:

As mídias sociais estão justificando sua fama: Atualmente, cerca de um terço de todas as impressões de exibição em os EUA são provenientes das mídias socials. Os anunciantes estão aprendendo a ser menos invasivos.

Facebook atualiza exibição do começo da Timeline para páginas, habilita opção de recomendações e lança estatísticas para seu aplicativo mobile
O Facebook incluiu a opção de descrever o início de uma página como “criado” ou “lançado”. As opções originais ’fundada’, ‘começou’ e ‘aberto’ continuam disponíveis, mas as novas variações fazem mais sentido para os diferentes tipos de entidades que possuem fan pages.

A plataforma também introduziu um recurso de recomendações para os locais das páginas. Eles são exibidos em uma caixa embaixo da área que exibe as atividades dos seus amigos na página e inclui uma opção que permite que os usuários escrevam suas próprias recomendações. No momento, a opção de recomendação só está disponível para páginas associadas à uma localização.

Outro desenvolvimento do Facebook é o lançamento de um painel com os insights dos acessos mobile. Estes dados contém o total de cliques origem, demografia, e muito mais.

Facebook Timeline Apps e Foursquare App no Facebook
O Facebook já tem 3.000 aplicativos usando a Timeline desde o lançamento da plataforma há 3 meses. Na semana passada Foursquare, Nike e VEVO também fizeram o seu app. Estes lançamentos provam que desenvolver um app para o Facebook vale o investimento, o que significa que mais aplicativos focando o comportamento do usuário nos feeds de notícias do Facebook devem surgir em breve. O Pinterest é um outro exemplo de sucesso utilizando o app na Timeline, já que sua base de usuários do Facebook cresceu 60% desde o lançamento de seu aplicativo, em janeiro. O The Onion ganha o prêmio de integração mais divertida, como pode ser visto abaixo: 

O aplicativo do Foursquare para a timeline do Facebook tem um novo visual para check-ins, badges e prefeituras. As características incluem check-in com fotos aparecendo em tamanho grande, um resumo da atividade do usuário no último mês, entre outros.

Por que o James Whittaker deixou o Google …
James Whittaker, que trabalhou no Google como diretor de desenvolvimento, escreveu um polêmico post em seu blog explicando seus motivos para deixar o Google. Whittaker descreveu sua paixão pelo Google, quando essa era uma empresa de tecnologia com funcionários com poderes para inovar, e conta que agora ele vê o Google como uma empresa de publicidade com foco corporativo. Ele tem uma opinião interessante sobre o Google:

O social tornou-se estatal, um mandato corporativo chamado Google+. Era um nome sinistro invocando a sensação de que o Google sozinho não era suficiente. A pesquisa tinha de ser social. Android tinha que ser social. YouTube, uma vez feliz na sua independência, tinha que ser … bem, você entendeu né!

Oficialmente, o Google declarou que “compartilhar está acabado na web” e que nem a nossa força coletiva em torno do Google+ poderia consertá-lo. Você tem que admirar uma empresa disposta a sacrificar vacas sagradas e unir seu talento por trás de uma ameaça ao seu negócio. Google tinha ido direito ao ponto, o esforço teria sido heróico e claramente muitos de nós queria ser parte desse resultado.

Como se viu, o compartilhamento não está acabado. O compartilhamento estava trabalhando muito bem e obrigado, o Google simplesmente não fazia parte dele. As pessoas estavam compartilhando tudo ao nosso redor e pareciam bem felizes. Um êxodo de usuários de Facebook nunca se materializou.  Minha própria filha adolescente não consegue entrar no Google+ duas vezes. “Social não é um produto”, ela me disse depois que eu dei a ela uma demo, ”social são as pessoas e as pessoas estão no Facebook.” O Google foi o garoto rico que, depois de ter descoberto que ele não foi convidado para a festa, construiu seu própria festa em retaliação. O fato de que ninguém ir para a festa do Google tornou-se uma pedra no sapato.

Segundo o Whittaker, o Google+ merece a -1, o que você acha?

Versus - Google+ hangouts Debates
A Google quer levantar o perfil dos hangouts do Google+ através da introdução de debates ao vivo: O Google+ Debate Series. O primeiro debate aconteceu na semana passada e contou com a presença de Richard Branson, Russell Brand, Elliot Spitzer e Johann Hari falando sobre drogas.

A visão do perito sobre a aquisição do Twitter de Posterous
O Twitter recentemente anunciou a aquisição da plataforma de blogs Posterous. Os detalhes exatos do acordo foram mantidos em segredo, mas Econsultancy trouxe diversas opiniões dos especialistas para discutir as motivações por trás da aquisição e o que ela significa para o Twitter e Posterous incluindo aqueles do nosso próprio Sr. Jordan Stone.


Pinterest é agora um dos top 30 website dos EUA

Como todos sabemos, Pinterest tem sido objeto de muita atenção e isso deve continuar com a notícia da Experian Hitwise que a rede social continua a crescer rapidamente. Depois de quebrar a lista TOP 60 de sites norte-americanos há seis semanas atrás, recentemente eles  entraram no top 30. O site recebeu mais de 103 milhões de visitas vindo dos  EUA em fevereiro deste ano, que subiu 36% em janeiro. Com as revelações que a empresa está trabalhando em um aplicativo iPad, o crescimento parece improvável ele diminua o crescimento.

Instagram anuncia novidades para lançamento do app Android
O Instagram está se preparando para lançar um aplicativo Android, que foi produzido brevemente na conferência SXSW Interacive no Texas na semana passada, o que significa a sua base de usuários de 27 milhões deverá aumentar drasticamente.

Gawker e o desafio de melhorar a qualidade das conversas online
De acordo com o fundador do site de notícias Gawker, Nick Denton, de cada 10 posts, dois comentários são interessantes e oito comentários são críticos ou irrelevantes. Ele batizou a situação de “A tragédia dos comentários”. Foram divulgados poucos detalhes sobre o novo programa de comentários criado por Denton, que deve ser lançado em cerca de seis semanas. Aparentemente, a principal idéia para solucionar esse problema é transformar o primeiro “comentarista”  do post em moderador dos comentários postados em seguida. Será que uma comunidade auto-moderada pode aumentar a qualidade dos comentários publicados? Vamos acompanhar.

American Express faz seus clientes twitarem por dólares
O programa “Tweet and Save” (Twitte e Economize), lançado reentemente pela Amex, fez com que seus clientes economizassem U$1.3 milhões em produtos como hambúrgueres e iPads durante nove dias. O programa funciona da seguinte forma: os clientes sincronizam suas contas Amex com suas contas do Twitter, twittando usando hashtags como #AmExZappos. Os cupons de desconto são enviados diretamente para os seus cartões de crédito e podem ser utilizados no ato da compra. Sem dúvida, esse é um programa em que todos saem ganhando.

Zappos e o muro de tweets
Se inspirando “levemente” no Pinterest, a loja de departamento americana Zappos montou um Muro de Tweets que mostra, em tempo real, os produtos da loja que estão sendo mais mencionados no Twitter. Isto permite que os consumidores vejam o que está em destaque, alem de descobrir o que está sendo dito sobre os produtos.

McDonalds aprende o poder dos memes com o #shamrocking
Passado o desastre da campanha #McDStories, em que a hashtag promocional foi “seqüestrada” por consumidores insatisfeitos, o McDonald’s está de volta – e parece ter aprendido com seus erros, além de criar um meme bem sucedido. A nova campanha, inspirada na febres mundiais do Planking e Teapotting (onde os usuários das redes tiravam fotos imitando tabuas de madeira e bules de chá, respectivamente), lançou o #shamrocking, onde os consumidores foram incentivados a postar fotos deles próprios posando com o Shamrock milkshake, vendido especialmente durante as comemorações do dia de St.Patricks. Veja o exemplo abaixo:

Cortem-lhe a cabeça!
A estréia da nova temporada da série “Game of Thrones”, produzida pela HBO está chegando e, para promover a data, a rede lançou um novo aplicativo no Facebook. Nele, os fãs da série podem lutar um contra o outro em um teste de lealdade, julgado pelos amigos em comum dos competidores. Uma vez que o vencedor é definido, é exibido um filme onde o vencedor decapita o perdedor, alem de exibir a cabeça de seu extinto inimigo com orgulho. É…. que comecem os jogos!

Twitter concorda em ajudar a Locog a evitar “oportunismos” de marketing durante as Olimpíadas
As empresas que não patrocinarem as Olimpíadas serão impedidas de comprar Twitter Ads baseados em hashtags relacionadas com o evento como, por exemplo, #London2012.

Domino’s aumenta sua iniciativa nas redes sociais
A Domino’s inglesa criou um anúncio que será exibido somente para seus fãs no Facebook, divulgando uma oferta onde fãs que gastem mais de £10 em pizzas receberão um cookie grátis.

Enquanto isso, a Domino’s Austrália lança a “pizza social”, que será inteiramente definido pelos fãs da rede no Facebook: desde a massa até suas coberturas. Como o novo sabor vai ser, ninguém sabe, mas parece que a Domino’s tem mais um hit social em suas mãos. Quem diria que a pizza era tão compartilhavél…

Peugeot Panamá lança quebra cabeça no Pinterest
Todos sabem que o Pinterest tem sido o centro das atenções das manchetes de marketing nas últimas semanas. Logo, não é nenhuma surpresa que haja um aumento no número de marcas desenvolvendo ações na plataforma. A Peugot Panamá é uma dessas marcas. Eles têm encorajado seus fãs à procurarem pedaços de um quebra-cabeça de seus modelos de carros em seu perfil no Pinterest, sua página no Facebook e seu website. No entanto, essa história não tem um final feliz: a mudança de layout do Pinterest, introduzida durante a ação, fez com que a competição ficasse obsoleta.

Relacionamento com blogueiros: você está fazendo isso certo
É com muito gosto que vimos nossa campanha para a Orange, empresa franco-britânica de telefonia celular, ser citada pela Econsultancy, consultoria especializada em marketing digital, como um dos nove exemplos de bom relacionamento com blogueiros. A consultoria publicou uma crítica extremamente positiva para o lançamento inteiramente digital do ON Voicefeed, aplicativo que permite que o usuário personalize a caixa postal do seu celular, na Espanha. A estratégia de lançamento ofereceu a oportunidade de blogueiros-chave no mundo da tecnologia Espanhol atuassem como beta-testers do serviço. Win!


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