We Are Social Mashup #24

por Jéssica Lima em Notícias

Brasil é o 7o maior mercado na internet do mundo
Sim, você leu certo. Segundo pesquisa realizada pela comScore, o Brasil é sétimo maior mercado de internet do mundo. A nossa frente estão países como: China, Estados Unidos  e Índia. A pesquisa aponta que cerca de 46,3 milhões de pessoas acessaram à Internet de casa ou do trabalho em 2011. O número apresenta um crescimento de 16% em relação 2010.

O aplicativo Hipstamatic faz parceria com o Instagram
O Instagram, queridinho de 9 entre 10 usuários de iPhone, pode até ter começado o processo de abertura do seu API, mas permitir que fotos tiradas através de outros aplicativos sejam postadas na rede? Ainda não. Mas isso está prestes a mudar: no dia 21 de março, o Hipstamatic anunciou uma parceria com a rede social. A partir de agora, os amantes dos filtros vintage do aplicativo vão poder compartilhar suas fotos diretamente no Instagram. \o/

Capturando o valor social com as novas ferramentas do Google Analytics
Todos sabem que as mídias sociais estão extremamente ligadas ao modo como as pessoas encontram e compram produtos, certo?  Mas, mesmo sendo um fato inegável, essas conexões nem sempre são percebidas facilmente. Pensando nisso, o Google lançou um novo pacote de ferramentas para o Analytics, que facilita a análise de como o tráfego originado pelas mídias sociais pode levar ao momento da compra. Com esse lançamento, a empresa espera aumentar a transparência desse processo tanto agora, como no futuro.

As mídias sociais tem mais valor do que pensávamos
As mídias sociais tem mais valor do que pensávamos. Aproveitando o gancho do novo lançamento do Google, um novo estudo da Adobe indica que as mídias sociais são responsáveis pelo dobro das vendas atualmente creditadas à elas. A diferença está no valor atribuído às mídias sociais durante a fase de consideração, também conhecido como o “primeiro clique”, e o valor atribuído ao “último clique”:

Um visitante interessado em comprar um relógio de pulso pode ter chegado até o site do vendedor através de um post da página no Facebook, compartilhado por um de seus amigos na rede. Após alguns dias de reflexão, e uma pesquisa no Bing, o mesmo usuário pode retornar ao site do fabricante para finalizar a sua compra. Ao analisar o “primeiro clique” o crédito da venda seria atribuído ao Facebook, enquanto a análise do “último clique” atribuiria a venda ao Bing. O estudo apenas indica que tanto o Facebook quanto o Bing deveriam dividir os méritos da compra.

Ao analisarmos as medidas de compras atribuídas aos últimos cliques, o valor médio das mídias sociais aos sites varejistas é de aproximadamente $60 centavos. Quando a análise do “primeiro clique” é levada em consideração, o valor aumenta para $1.13 – quase o dobro.”

Ta vendo? As mídias sociais são importantes, sim.

Nós costumávamos ser amigos….
Pelo visto, as pessoas acham que seus perfis no Facebook andam precisando de uma faxina geral. Mais do que nunca, os usuários estão excluindo pessoas das suas listas de amigos: só em 2011, o número de pessoas excluídas ultrapassou a marca de meio bilhão. O Facebook tem tentado reduzir o ruído dos newsfeeds, ajudando usuários a não serem obrigados a ver o conteúdo por “amigos” que não conheçam muito bem.

Mais novidades no Facebook: Fotos em alta resolução!
Uma nova atualização permite que você mostre suas fotos em alta resolução e tela cheia para os amigos com os quais você quer manter contato. Além disso, a partir de agora, os posts publicados nas fan pages ganharam um novo layout quando vizualizados isoladamente,  que os deixa mais  timeline-friendly, e dá mais destaque para o botão de “curtir” a página.

Por último, o Facebook reduziu o número de caracteres permitidos nos textos de anúncio publicados na plataforma. Antigamente, os textos tinham um limite de máximo de 135 caracteres. Agora, o número foi reduzido para um máximo de 90 caracteres. Para manter uma abordagem simplificada, o tamanho das imagens dos anúncios também diminuiu.

Feliz aniversário, Twitter!
É impressionante ver como o Twitter evolui nos últimos seis anos. O que era apenas um esboço desenhado em uma folha de papel se transformou em uma plataforma onipresente, que é difícil imaginar a internet atual sem sua existência.

A medida que as redes sociais envelhecem, mais anunciantes passam a procurar por elas, e o Twitter não é exeção. Agora, a rede vai incluir promoted tweets  nas timelines dos usuários, mesmo que estes não sigam a marca que está sendo promovida. Quer alcançar fãs da Apple ou Android na sua próxima campanha? Agora o Twitter permite que você alcance usuários baseado no dispositivo que eles usam.

Hoje, a rede também começou a oferecer o self-serve advertising para os clientes AmEx, conforme anunciado no mês passado.

O tweetdeck também está crescendo. A sua atualização mais recente inclui novidades como:  melhorias no recurso de criar e gerenciar listas, exibição na timeline do preview de imagens postadas além da volta do RT clássico.

O rápido crescimento do pinterest
O Pinterest, o novo “príncipe da internet”,  conquistou seu título com suas estatísticas impressionantes. O site cresceu em 57% durante o mês de Fevereiro e precisou de apenas nove meses para alcançar 17 milhões de visitantes únicos, superando a velocidade de crescimento de outras redes como o Facebook, YouTube, Twitter e Tumblr.

As marcas não perderam tempo em migrar para a página. Algumas já estão inclusive estabelecendo parcerias com usuários considerados power-pinners resposáveis pela curadoria de seus boards. A pergunta que não quer calar é: quanto vale um pin?

PeerIndex e os planos de focar no “marketing de influência”
O PeerIndex costuma ser visto como “quase tão bom quanto o Klout”, seu principal competidor. Mas enquanto o Klout se esforça para ser uma referência em influência,  focando principalmente no ego de seus consumidores, o PeerIndex se posiciona como um líder em “marketing de influência”.  O posicionamento da companhia foi revelado pelo CEO do PeerIndex, Azeem Azhar, em uma entrevista realizada pelo eConsultancy na semana passada. Azahr também explicou como a plataforma pode calular a escala de influência por assunto. Go PeerIndex!

Justin Bieber, o primeiro a ter um milhão de seguidores no Instagram.
Na ultima terça-feira, o cantor Justin Bieber se tornou o primeiro usuário do Instagram a ter um milhão de seguidores. Quantas fotos foram precisas para alcançar esse marco? Apenas 281.

Social Reader do The Guardian ajuda a gerar tráfego recorde na página
O jornal britânico The Guardian registrou números impressionantes de impressões de página e visitantes únicos em sua página no mês de Fevereiro.  O grande responsável por esse feito? O aplicativo lançado pelo jornal do Facebook, que permite que os usuários da rede leiam as matérias publicadas e as compartilhem automaticamente em seus perfis através do tickertimeline e feed de notícias. Há seis meses, o Facebook foi resposnável por 2% do tráfego da página. Atualmente, esse número aumentou para 30%. Esse é só mais um exemplo da importância do Open Graph do Facebook no direcionamento de usuários para páginas de terceiros.

Walgreens adiciona aba de SAC à sua página no Facebook
A rede de farmácias Norte-Americana Walgreens adicionou uma aba de “Respostas” à sua página no Facebook. Nela, você pode ver respostas para as dúvidas mais freqüentes, organizadas por categoria, além da oportunidade de falar com um farmacêutico diretamente pela página, através de um chat online.

FC Barcelona lança o aplicativo “FCB Alert” no Facebook
O FC Barcelona lançou um aplicativo que vai permititr que eles interajam melhor com seus 28 milhões de fãs no Facebook. Pelo menos, é isso que eles esperam. O “FCB Alert” inclui conteúdos exclusivos, notícias sobre o clube, e conteúdos interativos como enquetes e jogos. O aplicativo também inclui uma plataforma de f-commerce, onde os fãs podem comprar produtos do clube. Basicamente, o aplicativo:

Oferece conteúdo sob medida para diferentes grupos ou indivíduos, com base em seus respectivos interesses, dados demográficos e geografia usando o conteúdo disponibilizado em seu perfil”

No entanto, isso só acontece quando o usuário permite o acesso do aplicativo a nada menos do que 11 categorias de dados pessoais. Ishhh.

Lancôme  lança concurso no Instagram
A Lancôme decidiu usar o Instagram para promover sua mais nova linha de batons, “Rouge inLove”, e lançou o concurso “Colour in your life”. Nele, os usuários tem que postar fotos dos seus “momentos mais coloridos” e taguear a marca com uma das três tags: #inlovewithday, #inlovewithdusk ou #inlovewithnight.

Cadbury UK promove Google hangout para os amantes de chocolate
A Cadbury Uk promoveu um Google hangout em sua página no Google+ , onde ensinou os usuários tiveram uma aula de degustação de chocolate. Uma ativação inteligente, uma fez que ela foi direcionada à um grupo muito específico: os “degustadores”.

Artistas, seus fãs e as co-criações via mídias sociais
Que a internet pode alavancar os desavisados à fama, todo mundo sabe. Mas será que as redes sociais podem gerar parcerias entre celebridades e  as pessoas? Três exemplos recentes mostraram que isso é possível, sim. Durante um show via streaming, o músico Deadmaus5 criou uma nova musica ao vivo, usando a letra criada por um fã. O cantor e compositor Isaac Simmons criou seu novo vídeo a partir de desenhos enviados por seus fãs. Já os cineastas Paul Schrader e Brett Easton Ellis estão fazendo o casting do seu novo filme via Facebook.

Por que não receber os We Are Social por ou ?