We Are Social Mashup #27

por Marina Tavares em Notícias

Facebook ultrapassa o Google em número de visitas no Brasil
Depois de dominar a internet nos Estados Unidos, chegou a vez do Brasil. Durante o último fim de semana, o Facebook foi o site com maior participação de visitas de toda a internet brasileira.  Segundo os dados divulgados pela Experian Hitwise, a rede social foi responsável por 10,86% das visitas no sábado (14) e 10.98% das visitas no domingo (15).

Twitter, Facebook e a análise de retorno de mídia no 1º trimestre de 2012
Um estudo das impressões de anúncios no Twitter e Facebook durante  o primeiro trimestre de 2012, baseado na análise de 45 bilhões de impressões em ambas as redes, mostrou que o Twitter apresenta números de CPM (Custo por mil impressões), consideravelmente mais altos do que o Facebook. A principal diferença entre os dois é o fato que os anúncios veiculados no Twitter são exibidos na timeline dos usuários, enquanto o Facebook exibe seus anúncios na barra lateral do seu newsfeed. Talvez isso explique a recente “insistência” do Facebook  para o uso de suas “Featured Stories”.

No entanto, um outro estudo recente apronta que o CPM médio do Facebook aumentou em 43% durante o último trimestre.

Os resultados são interessantes, mas lembrem-se: o que os anunciantes realmente querem são números de CPM mais baixos, não mais altos. Fora isso, a notícia que o custo por fã aumentou em 43% durante o mesmo período também não é muito bem vinda.

Onde você está?
Segundo Josh Williams, gerente de produtos do Facebook, cerca de um quarto dos usuários da rede marcam suas localizações em posts. Segundo Williams, a média é de marcação dos usuários é de  10 posts/mês. A expectativa é que esses números aumente significativamente, agora que o Facebook liberou sua API de geo-coding e edição de localização para desenvolvedores de terceiros, como o Instagram.

Klout lança recurso para os perfis das marcas
A ferramenta Klout, que mensura a influência no Twitter, Facebook, LinkedIn, YouTube, Google+ e outros aplicativos, acaba de lançar seu novo recurso, chamado “Brand Squads” que é dedicado aos perfis das marcas.

Os usuários dos Klout podem ver uma lista de top influenciadores, acompanhar a conversa sobre a marca e muito mais.


Facebook volta às faculdades
Em mais um lançamento para a rede com mais atualizações do mundo, o Facebook anunciou a criação de seus novos grupos, destinados apenas à faculdades. Com o novo recurso, os estudantes poderão usar seus emails da faculdade para procurar grupos exclusivos, compartilhar documentos e se comunicar diretamente com seus colegas de sala.  O recurso ainda não está disponível para todas as faculdades,  mas uma vez disponibilizado os estudantes poderão baixar documentos de suas aulas,  times e clubes. É verdade que isso já acontecia na rede, mas o novo recurso vai oferecer grupos mais estruturados aos estudantes.

A pergunta que ficou na nossa cabeça é: será que essa novidade é um sinal que o Facebook está prestes a lançar o mesmo recurso para empresas e outras organizações? Vamos ficar de olho.

O misterioso crescimento das imagens de perfil do Facebook
O Google+ lançou uma atualização que permite que seus usuários incluam uma foto maior em seus perfis. Dias depois, o Facebook lançou a mesma atualização. Atualmente, as foto de perfil tem 166 x 160 pixels. As medidas antigas eram 130 x 125 pixels.

Usuários do Facebook podem baixar seu histórico de  atividades
Após tornar as informações pessoais disponíveis para seus usuários em 2010, o Facebook agora via permitir que você faça o download do seu histórico de atividades e visualizar todos os seus pedidos de amizade, endereços de IP por onde você tenha feito login na rede, alem de copias de todos os seus posts, imagens, conversas via chat online e similares, que tenha sido feitas através do seu perfil.

Facebook compra Tagtiles
As compras de Zuckerberg continuam. Depois de comprar o Instagram, o Facebook fez uma compra mais discreta – a Tagtile, uma startup de gerenciamento de customer-loyaty, baseada em uma plataforma mobile. A proposta é descrita como uma maneira de ajudar marcas a identificar e interagir com seus consumidores”.

Com o que parece ser a estruturação de uma base sólida de idéias voltadas para o mobile por parte do Facebook, a Tagtile, um dispositivo de hardware que permite que os consumidores recolham recompensas reais apos conectar seu smartphone com um dispositivo batizado de Tagtile cube, anunciou que eles não vão aceitar novos clientes.

Instagram chega aos 40 milhões de usuários
O Instagram, rede social de fotos que foi comprada pelo Facebook na semana passada por U$1 bilhão, teve 10 milhões de downloads em apenas 10 dias. Detalhe: 5 milhões desses downloads foram para Android.

Agora qualquer um pode ganhar dinheiro com o YouTube (teoricamente)
O YouTube ampliou seu programa de parcerias. Agora, todos podem os usuários tem a oportunidade de obter retornos de receitas de propaganda para os seus vídeos.

Google+ alcança 170 milhões de usuários e atualiza seu layout
A Google anunciou que o Google+ alcançou 170 milhões de usuários na semana passada e lançou um novo design para o site:


LinkedIn lança atualizações para as páginas de marca
O LiknedIn está prestes a apresentar dois novos recursos para as páginas de marca: updates direcionados e estatísticas dos seguidores. O primeiro recurso, updates direcionados, vai permitir que os administradores de página direcionem seus posts para determinados seguidores, de acordo com critérios específicos como indústria e cargo.

As estatísticas dos seguidores vão trazer uma nova dimensão de análise, com várias métricas. Talvez essa seja a maneira encontrada para persuadir as marcas que elas podem sim, usar o LiknedIn como mais do que uma plataforma de marketing.

Concorrente do LinkedIn consegue financiamento de U$32 milhões
A Viadeo,  uma das concorrentes do LinkedIn, alega que a rede têm 1 milhão de novos usuários por mês, tendo mais de 3 milhões de visualização de perfis e 150,000 novas conexões sendo geradas todos os dias. Agora que a empresa recebeu um financiamento de U$32 milhões de dólares, eles tem a possibilidade de aumentar seu crescimento em todo o mundo – especialmente na China.

Pinterest supera Twitter e Facebook em conversão por cliques
Segundo Jeff Zwellig, CEO da Convetro, o Pinterest foi responsável por 17,4% do retorno em mídias sociais para páginas de e-commerce durante o primeiro trimestre de 2012, um crescimento impressionante quando comparado com o resultado do ano passado, 1%. Os números foram baseados em uma análise das páginas de 40 clientes de Zwelig. As projeções indicam que o Pinterest será responsável por 40% do retorno até o fim do ano.  O mais importante é: em uma base de retorno por clique, o Pinterest acaba com o Twitter e ganha do Facebook por 27%.

Tumblr quer deixar sua marca com a criatividade
O fundador e CEO do Tumblr, David Karp, revelou à GigaOm que ele espera que o Tumblr deixe sua marca permitindo que as pessoas se expressem de uma maneira mais profunda do que os outros sites atuais:

“Nós somos uma das poucas empresas de tecnologia que realmente se importa com seus criadores. Nós não estamos tentando construir uma rede e sim, dando uma forma de expressão. Eu tenho a esperança que nos próximos dois anos, nós possamos provar que somos uma companhia determinada em ajudar nossos usuários a fazer o seu melhor”

Karp também deu uma entrevista ao AdAge,  onde fala sobre o futuro da plataforma. Usuário ou profissional da área, vale a pena ler o que o CEO tem a dizer.

Spotify fica mais web-friendly
O Spotify, serviço de streaming de músicas, tem planos para aumentar ainda mais sua presença na web. A empresa está lançando um novo recurso que irá integrar o serviço à páginas na web, através de um widget de “botão de play”. Apos baixar o programa do Spotify, os usuários poderão simplesmente clicar em play e ouvir músicas gratuitamente. O serviço também estabeleceu uma parceira com o Tumblr, permitindo que os usuários compartilhes músicas, playlists e álbuns completos diretamente na rede.

A rede também está lançando os brand apps, em parceria com empresas como AT&T, Intel, McDonald’s e Reebok. O App da AT&T, “Surround Sounds” vai mapear musicas nos locais onde elas foram compostas, gravadas ou apresentadas, permitindo que os usuários encontrem músicas através da pesquisa em mapas.

O aplicativo da Reebok permitirá que os usuários criem playlists para os momentos em que estão praticando exercícios. Já o aplicativo da Intel, “Sifter”,  vai recomendar músicas, bandas e artistas baseados no que os seus amigos do Facebook estão ouvindo.

Mesmo que as marcas não tenham tido gastos no desenvolvimento de seus aplicativos, fora os custos de desenvolvimento, o Spotify obviamente espera que as marcas invistam na publicidade para promove-los.

Microsoft e o projeto “A year in the like”
A Microsoft lançou um projeto onde os usuários vão poder ver um ano de sua timeline no Facebook como um vídeo. O projeto conta com opções como selecionar determinados amigos para aparecer no seu vídeo.

Smart Car inova em campanha
O twitter oficial do Smart na Argentina foi o cenário para um pouco de genialidade. Em uma ação extremamente criativa, os tweets levam o usuário para dar uma volta com o Smart Car. Uma campanha diferente, que atraiu muita atenção:

Os concursos culturais chegam ao Pinterest
Ao longo das próximas semanas, nós certamente vamos ver cada vez mais marcas experimentando o Pinterest. Nessa semana, a britânica Harrod’s lançou um concurso onde os usuários são desfiados a criar um mood board em homenagem aos 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth II, conhecido como o Jubileu de Diamante. O vencedor vai ter seu board transformado em uma vitrine da tradicional loja britânica.

Sucesso no Facebook do Costa Coffee
A rede de cafés do Reino Unido Costa Coffee anunciou números bastante surpreendentes na semana passada: eles dobraram os números de sua página no Facebook para meio milhão no primeiro trimestre desse ano. Esse número foi alcançado por meio da otimização do News Feed, com um conhecimento aprofundado  de seu público. O Costa Coffee melhorou a forma como postavam, e souberam muito bem como utilizar a nova Timeline, baseando a página em um conteúdo bastante focado em imagens. É um case study que vale a pena conhecer.

KFC Fail
E meio a alertas de tsunami na Tailândia, o KFC no país fez a infeliz sugestão de que as pessoas procurassem abrigo, mas que passassem no KFC mais próximo antes. Embora nenhum tsunami tenha ocorrido, o KFC teve que se desculpar pelo irresponsável post.

Uma forma inovadora de lidar com um troll no Twitter
Ao insultar a crítica de TV e escritora Grace Dent no Twitter, Mufadal Jiwaji recebeu a resposta de que ela era, na realidade, cliente da agência de PR para a qual ele trabalha. Ou trabalhava, depois dessa. Ouch.

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